Quem somos

Somos uma instituição que viveu mais de um século de lutas, vencendo os desafios e as dúvidas numa sucessão de vitórias, aprimorando inteligências sem descurar das almas, o que ao longo de tão edificante trajetória concorreu no mais auto grau para manter vivo e atuante o componente moral da sociedade.

 

A esperança de realizar o Bem, tão plenamente correspondido em todos os anos, desde sua fundação, foi a constante sempre presente do objetivo das Irmãs de Caridade, fundadoras do Colégio da Imaculada Conceição. O Instituto que Irmã Bazer fundou nos anos de 1985 não desapareceu nem se apequenou ante o crescimento da cidade, pois teve em suas seguidoras um interesse muito grande e uma dedicação sem fronteiras, visando o desenvolvimento e crescimento desta obra maravilhosa no campo da educação e do apostolado.

As Irmãs de Caridade sempre exerceram suas atividades educacionais e graças a coragem destas semeadoras de inteligência e corações um grande êxito foi alcançado, fazendo com que as famílias cearenses entendessem sua ação educativa junto às moças da cidade, principalmente àquelas que não gozavam de nenhum privilégio educacional. Era uma educação destinada à mocidade feminina das classes mais elevadas, paralela ao Colégio das Órfãs.

 

As Irmãs por serem portadoras de elevada cultura conseguiram durante todo o período, desde a fundação deste Colégio, dar seguimento à orientação deixada por sua fundadora e suas primeiras seguidoras que trouxeram conhecimentos, novos e adiantados.

O mérito das atuais Irmãs de Caridade é manter vivos todos os ensinamentos iniciais, incentivando o bom gosto pelas artes e letras, enfatizando a formação moral e religiosa e com esta valiosa munição poderem familiarizar-se no meio social de modo benfazejo.

Hoje sem as pesadas vestes e chapéus de “asas” as Irmãs de Caridade continuam a desenvolver com o mesmo amor e carinho a obra valiosa da educação da Educação e Evangelização, com espírito vicentino e de Luísa de Marillac dentro de seus corações, dando aos alunos do Imaculada uma formação moral, religiosa, familiar, social e cultural, que dificilmente teriam em outro lugar ou de outro modo.

 

Jamais nos esqueçamos do Bem que estas semeadoras da Paz e do Amor cultivam no coração de nossos jovens, proporcionando uma educação particular e de suma importância.